Diferença entre Core e Thread dos processadores.

Até alguns anos atrás para ser exato há 20 anos na época dos Pentium 4, todos os processadores até os mais poderosos tinham apenas um núcleo. 

Isso fazia com que o computador executasse uma tarefa de cada vez, então desenvolvia-se processadores com cada vez mais velocidade com o objetivo de que o computador fizesse várias tarefas, uma de cada vez mais que o usuário tivesse a sensação que o processador fazia mais de uma coisa ao mesmo tempo. 


Então houveram algumas versões com uma função chamada hyper threading essa função fazia com que fosse feita uma tarefa de cada vez mais um pedacinho da outra tarefa também, isso dava ao processador um ganho em torno de 26%.


Vai parecer estranho isso que vou dizer, mas daí lançaram os revolucionários Intel Core 2 Duo e Intel Core 2 Quad. Esses processadores literalmente podiam fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, mas afinal de contas o que significam os cortes dreds.


Cada Core de um processador literalmente significa que ele pode fazer uma função para cada Core; cada um dos Core(s) significa que existem mais de um núcleo físico dentro de cada processador, então um processador com quatro Core por exemplo pode literalmente fazer quatro coisas ao mesmo tempo.


Já o número de Thread significa a quantidade de canais (linhas) que cada um desses processadores podem fazer ao mesmo tempo, exemplo: em uma determinada tarefa é preciso que as informações vão e voltem, processadores que tem o dobro deThread(s) significa que cada núcleo do processador pode fazer com que as informações vão e voltem ao mesmo tempo, isso faz com que o usuário tenha uma percepção de velocidade infinitamente mais rápida.


Aqui vou dar um spoiler para um próximo conteúdo.


SSD para uma situação dessa é imprescindível, pois não adianta você ter um processador com grande quantidade de capacidade de processamento se o seu dispositivo de armazenamento vai ser o gargalo entre a transmissão de informação entre o processador e a sua experiência de uso.


Vale lembrar também que o clock do núcleo também influência, porque se você tiver um Processador que faz várias coisas ao mesmo tempo mas com clock muito baixo, também vai te dar a sensação de “lerdeza” e na verdade é um equipamento inadequado para você.


Na dúvida procure um profissional da sua confiança e aproveite as maravilhas da tecnologia no nosso tempo.

 

POR:

Eder Bruno Doro

18 anos de experiência na área de TI

Este post tem um comentário

  1. Comercial VL

    Esse assuntos dos Core/Threads clock cache L1 L2 L3 é confuso para a maioria dos usuários

Deixe um comentário